Grande parte do cansaço humano vem do esforço de sustentar uma identidade.
Queremos parecer coerentes, fortes, especiais, inteligentes, espirituais, feridos, importantes ou injustiçados. A mente cria um personagem e depois passa a vida defendendo esse personagem.
Mas há uma liberdade estranha quando percebemos que não precisamos ser alguém o tempo todo.
Não precisamos vencer todas as discussões.
Não precisamos explicar cada gesto.
Não precisamos provar nossa dor.
Não precisamos convencer o mundo de nossa verdade.
O ego vive de manutenção. Ele exige alimento constante: reconhecimento, comparação, aprovação, memória, conflito. Quando ninguém o confirma, ele se sente ameaçado. Quando alguém o critica, ele se sente ferido. Quando a vida não obedece, ele se sente traído.
Mas aquilo que somos antes do personagem não depende disso.
Há em nós uma realidade mais simples do que a história pessoal. Ela não precisa ser admirada, defendida ou justificada. Ela apenas é.
O caminho espiritual talvez comece quando nos cansamos de representar. Quando percebemos que até a imagem de “buscador espiritual” pode ser apenas mais uma roupa do ego.
A verdade não pede fantasia.
A paz não pede reputação.
O Ser não pede aplauso.
Quando deixamos de carregar a obrigação de sermos alguém, a vida fica mais leve. Não porque os problemas desaparecem, mas porque já não precisamos transformar cada problema numa confirmação de nossa identidade.
A ofensa passa.
O elogio passa.
A culpa passa.
A vitória passa.
A derrota passa.
E ainda assim, algo permanece.
Esse algo não tem currículo, não tem nome, não tem passado a defender. É simples demais para a mente possuir.
Talvez liberdade seja isto: não precisar mais provar que existimos.

Deixe uma resposta